O Conselho Empresarial Negro (BBC) garantiu ao presidente Cyril Ramaphosa seu “apoio inabalável” aos esforços do governo para alcançar um crescimento econômico inclusivo.
Em um compromisso com o Presidente Cyril Ramaphosa, em Pretória, na quinta-feira, o Conselho se comprometeu a trabalhar em parceria com o governo para enfrentar os desafios econômicos representados por altos níveis de desemprego, especialmente o desemprego juvenil; o rating de crédito soberano do país e o risco sistêmico decorrente das dificuldades financeiras e operacionais da Eskom.
“O Conselho destacou sua disposição de enfrentar os desafios enfrentados na economia sul-africana e de abrir oportunidades apresentadas em vários setores”, afirmou a Presidência em comunicado nesta quinta-feira.
O Conselho Empresarial Negro representa profissionais negros e associações e câmaras empresariais, que desde o início da democracia se associaram ao governo para aumentar a participação dos negócios negros na economia do país. O Conselho é uma voz influente na articulação da posição da comunidade empresarial em torno das principais questões econômicas nacionais.
O presidente da BBC, Sandile Zungu, observou o progresso feito pelo governo em áreas como compras preferenciais; lei da concorrência; a alocação do espectro de radiofrequências; a adoção de um plano integrado de recursos para energia; a luta contra a violência e o feminicídio de gênero e o início da Área de Livre Comércio Continental Africana.
“O Conselho chamou a atenção para os desafios enfrentados pelas empresas estatais; a erosão da capacidade no setor público; baixos níveis de confiança nos negócios; o impacto do crime no turismo; concorrência insuficiente no setor de serviços financeiros; o efeito da crise na Eskom na industrialização e o ritmo lento da migração digital ”, afirmou a Presidência.
A BBC informou o presidente sobre as oportunidades decorrentes da transformação digital, incluindo a possível criação de 500.000 empregos em 10 anos em serviços comercializados globalmente, como terceirização de processos de negócios; plataformas de absorção de mão-de-obra que atrairão trabalhadores menos qualificados para serviços de transporte ou acomodação e o posicionamento da África do Sul como um centro para tecnologias de fronteira.
O Conselho também expressou seu interesse em garantir que as empresas negras participem significativamente do comércio intra-africano com o advento do livre comércio em todo o continente.
O Presidente Ramaphosa estava acompanhado pelo Ministro do Comércio e Indústria Ebrahim Patel; Ministro da Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural Thoko Didiza e Ministro do Turismo Mmamoloko Kubayi-Ngubane.
O presidente disse que era encorajador que o setor de negócios, particularmente os negros, desejasse se envolver com o governo no clima econômico desafiador para criar empregos e melhorar as condições de vida dos sul-africanos.
Ele reafirmou o compromisso irrevogável do governo com o amplo empoderamento econômico dos negros, além de manter o caráter não-racial do país. O Presidente apelou a uma discussão nacional sobre transformação de gênero, que fica atrás da transformação de raça.
O Presidente congratulou-se com a declaração pública de apoio da BBC ao novo Chefe do Executivo da Eskom e garantiu ao Conselho que o processo de seleção havia sido realizado com o rigor necessário.
O presidente também elogiou a disposição da BBC de trabalhar com o governo para aumentar a capacidade do Estado.
Ele convocou os membros da BBC nas províncias a participarem do modelo de desenvolvimento baseado em distrito de Khawuleza e a trabalharem ao lado do setor público para solucionar problemas e desenvolver soluções.
O Presidente convidou a BBC a participar ainda mais da chamada do Conselho para uma reimaginação e reposicionamento da economia do município.
O Presidente concordou que os Ministros relevantes se envolveriam ainda mais com a BBC nas questões levantadas na discussão de quinta-feira, e que deveria haver compromissos periódicos estruturados entre o Presidente e o Conselho. – Com informações de SANews.gov.Za