O embaixador Jouko Leinonen, foi o anfitrião da festa realizada em Brasília, no dia 03 de dezembro de 2019. O evento foi marcado pelo lançamento de um selo em alusão aos 100 anos de relações diplomáticas com o Brasil.
O presidente dos Correios do Brasil, General Floriano Peixoto Neto, esteve presente e discursou no evento falando da importância da Finlândia para o Brasil. O embaixador citou a colônia finlandesa na cidade brasileira de Penedo e membros da comunidade também prestigiaram a festa com roupas típicas e danças .Falou também sobre as conquistam do país e da amizade com o Brasil que é longa e se estabilizou logo após a primeira guerra mundial.
Em 1917 a Finlândia tornou-se um país independente. A data nacional é comemorada no dia 06 de dezembro, uma época fria e escura na qual as luzes de natal e as velas acesas nas casas trazem um pouco de luz.
Todos os anos, há um grande baile no palácio presidencial. Quase 2000 pessoas são convidados ao palácio, entre ministros, membros de parlamento, diplomatas, veteranos de guerra e outras pessoas que se destacaram na área de esportes ou artes. Pessoas comuns o também são convidadas.
Eventos alternativos, como passeatas organizadas neste dia chamam atenção aos problemas e desafios que o país enfrenta. Cultos e marchas de estudantes com tochas homenageiam os heróis da guerra e coroas de flores são levados aos cemitérios. A população costuma levar velas acesas para as sepulturas das suas entes queridas deixando as chamas acesas iluminando a noite polar.Duas coisas marcam a comemoração no país todo: duas velas acesas, uma branca e uma azul, nas janelas e as bandeiras hasteadas.