O Exército do Vietnã – Exército do Povo – Celebra o seu 75º aniversário
O embaixador Do Ba Khoa, a embaixatriz Sra. Nguyen Thi Thu Van, o Coronel Nguyen Thai Duong e todo o staff da embaixada do Vietnã, reuniram e receberam os convidados para a celebração do 75º aniversário do Exército do Vietnã – Exército do Povo, no Clube da Aeronáutica em Brasília, na noite do dia 17 de dezembro de 2019.
Histórico
Em 22 de dezembro de 1944, a equipe de propaganda das forças de libertação – a força antecessora do Exército Popular atual – foi estabelecida com a participação de 34 jovens soldados entre eles, o falecido famaso General Vo Nguyen Giap. Esta data é comemorada como o aniversário do Exército vietnamita e da Defesa Nacional Popular no Vietnã.
Foi o Presente Ho Chi Minh quem batizou o Exército do Vietnã como ‘ Exército Popular.
Desde o seu estabelecimento, o Exército popular vietnamita é considerado como o Exército que ‘ nasce do Povo e combate pelo Povo. O exército combate e protege o povo e vice-versa, no seio do povo é protegido pela população em todas as regiões e por todos os grupos étnicos do Vietnã . Os seus soldados são chamados amavelmente pelo povo ‘ Soldado do Avó Ho; os seus laços com o povo são descritos como ‘ peixe na água’ , eis uma parte da natureza do Exército popular e da Defesa Nacional Popular do Vietnã.
Tio Ho participando em atividades agrícolas
Valorizando a tradição heróica e indomável do povo no combate a invasores estrangeiros e a arte da guerra popular milenária vietnamita, durante os seus 75 anos, junto com o povo vietnamita, o Exército vietnamita conquistou vitórias gloriosas nas resistências pela independência e reunificação nacional. As duas guerras passadas testemunharam não apenas sacrifícios, árduos, mas também orgulho e a valentia do Povo vietnamita e seu Exército, inspirando os movimentos de libertação nacional no mundo, sendo registradas como marcos históricos gloriosos do Vietnã e uma grande conquista do século XX do mundo.
A história das resistências vietnamitas pela independência e reunificação demostrou uma realidade: uma nação de tamanho pequeno, unida, determinada e otimista sob a liderança de um partido revolucionário autêntico, beneficiando do apoio da comunidade internacional é capaz de combater e vencer invasores estrangeiros mesmo que sejam ricos, poderosos e muito mais numerosos.
Nos últimos 30 anos, 22 de Dezembro se tornou um dia festivo de todo o povo celebrar a tradição da construção e defesa da nação, para elogiar a imagem honrosa dos “soldado do Avó Ho”, uma singularidade da cultura vietnamita e das forças armadas vietnamitas.
Hoje em dia, no Vietnã a economia, defesa nacional e segurança e atividades das relações exteriores são sincronizados num conjunto unificado pela causa da construção e defesa da Pátria. O desenvolvimento socioeconômico e o reforço da capacidade de defesa se acompanham juntos de forma simultânea tal como disseram no tempo de guerra ‘ combater para produzir melhor e produzir mais para combater melhor’.
De acordo com o Embaixador Do Ba Khoa, no século XXI, o Vietnã continua enfrentando novas oportunidades e desafios na construção de um Vietnã pacífico e próspero. O Exército popular continua a ser modernizada e participa efetivamente de projetos de desenvolvimento econômico e redução da pobreza, no resgates de calamidades e na implementação da política externa.
A cooperação na defesa com mais de 80 parceiros internacionais também acompanha o processo de aprofundamento e diversificação das relações exteriores e da integração regional e internacional do país. Com 32 escritórios de Adidância de Defesa no exterior e 52 Adidos de defesa estrangeiros no Vietnã, participando de forma ativa e responsável em mecanismo de segurança regional e internacional, a cooperação internacional na defesa do Vietnã aprofunda-se cada vez mais, contribuindo para consolidar o papel central da ASEAN na arquitetura de segurança regional.
Sendo uma nação amante da paz, um parceiro confiável, um membro responsável da comunidade internacional, o Vietnã deseja participar em processos de paz em outras regiões do mundo. A participação dos médicos vietnamitas nas operações de manutenção de paz da ONU nos dois hospitais de campanha no Sudão do Sul e na República Centro-Africana é altamente apreciada pela ONU e comunidade internacional. A presença vietnamita nas operações da manutenção de paz da ONU será mais reforçada em 2020, com envio de 290 engenheiros militares.
O relacionamento bilateral Vietnã-Brasil tem conhecido evoluções crescentes ao longo dos anos e em todos os sectores. Os dois ministérios da defesa também participaram ativamente no aprofundamento dos laços entre as duas Nações com intercâmbio de delegações a todos os níveis, na procura de novas oportunidades de cooperação desde a formação de oficiais militares a cooperação na indústria de defesa com produtos brasileiros altamente apreciados pelo Vietnã e outros países na região.
Despedida
O embaixador comunicou que este foi o último evento externo em que participa como embaixador, uma vez que estará se despedindo da missão no Brasil, retornando ao Vietnã. Cumpriu com muito gosto a sua missão no Brasil.
Do Ba Khoa, receberá a Imprensa no dia 20 de dezembro, na embaixada do Vietnã.
Fotos do Evento (arquivo)