Moeda de 50 centavos de Libra esterlina deve vir com mensagem de ‘amizade’ entre as nações. A saída do Reino Unido da União Europeia está prevista para 31 de janeiro do próximo ano.
‘Brexit – que imensa bagunça’, diz cartaz exibido por manifestante em protesto contra a saída do Reino Unido da União Europeia, na terça-feira (21) — Foto: Reuters/Hannah McKay
Segundo documentos oficiais, o governo britânico irá cunhar uma nova moeda, de 50 centavos, por ocasião da saída do Reino Unido da União Europeia, prevista para o 31 de janeiro de 2020.
O Tesouro britânico havia previsto esta edição comemorativa para o último 31 de outubro, quando estava programada inicialmente a saída do Reino Unido do bloco. O terceiro atraso consecutivo, (previsto para 31 de janeiro de 2020), levou as autoridades a ordenarem uma nova produção de 1 milhão de moedas para a nova data.
A decisão de retomar a produção, com a nova data de emissão, foi tomada no último dia 17, cinco dias após a vitória eleitoral esmagadora dos conservadores.
A moeda, em ouro, prata e uma liga de cobre e níquel, deve vir com a mensagem “Paz, prosperidade e amizade com todas as nações”.
Por France Presse