Por Fabiana Ceyhan
“Sempre dissemos que as sanções são injustas, mas o coronavírus revelou essa injustiça ao mundo”
1- Por favor, explique aos nossos leitores sobre a situação no Irã hoje.
O Irã, como o Brasil, está lidando com essa pandemia. Ampliamos todos os elementos de resposta à crise e melhoramos a coordenação entre várias agências governamentais e outros órgãos domésticos, juntamente com a sociedade civil e o povo . A coordenação é feita através de uma sede central sob o comando direto do Presidente Rouhani.
O número total de pacientes com coronavírus no país aumentou para 104.691 , com 6.541 mortos em 8 de maio. Certas restrições foram aplicadas e as pessoas têm sido extremamente cooperativas, o que tem sido o principal impulsionador de realizações tangíveis nos dias de hoje, já que o número de mortes diárias e novos casos caíram muito.
O governo anunciou medidas econômicas destinadas a aliviar a pressão sobre famílias e empresas. Isso inclui a concessão de alívio da dívida a bancos e outras instituições financeiras, descontos fiscais e um pacote de ajuda recém-anunciado para famílias, bem como onze categorias de pequenas empresas.
Empréstimos com juros baixos estão sendo pagos para funcionários atingidos por coronavírus, à medida que o país se esforça para mitigar os impactos econômicos da doença.
Poderia ter sido muito melhor se o governo Trump após a retirada unilateral do acordo multilateral sob o Conselho de Segurança da ONU, não tivesse imposto sanções indiscriminadas contra o povo iraniano. As sanções continuaram mesmo depois da decisão clara do Tribunal Internacional de Justiça, em 3 de outubro de 2018, na qual os juízes do Tribunal ordenaram aos EUA “que suspendessem medidas restritivas relacionadas ao comércio humanitário, alimentos, medicamentos e aviação civil”. Não obstante, o Irã conseguiu conter relativamente um surto de coronavírus.
2- O Irã está em lockdown?
O Irã intensificou suas medidas de segurança preventiva. O fechamento de escolas e universidades foi estendido. O governo também impôs restrições inteligentes às viagens. A maioria das pequenas empresas, restaurantes e hotéis e outras indústrias de serviços permaneceram fechadas por cerca de dois meses durante o que costumava ser a estação mais lucrativa, por volta do ano novo persa.
Todas as mesquitas e santuários sagrados, onde centenas de milhares de pessoas se reúnem para oração e rituais religiosos, estão fechadas. Tem sido o principal motor de realizações tangíveis nos dias de hoje, quando dizemos que o número de mortes diárias e novos casos diminuíram continuamente.
3- As comunidades estrangeiras estão ajudando o Irã?
Alguns países, incluindo China, Turquia, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, Catar, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão, Azerbaijão e Rússia enviaram pacotes de ajuda. Agradecemos sinceramente a todos eles. Atualmente, somos auto-suficientes em alguns itens de saúde e até prontos para exportar para vários países. Nesta semana, apenas 40.000 kits de teste foram enviados para a Alemanha.
È fundamental nesta fase ajudar pessoas e empresas fortemente afetadas pela pandemia. Os pacotes de ajuda devem ajudar as pessoas a se recuperarem parcialmente dessa situação. A melhor ajuda de parceiros estrangeiros é pressionar a Administração dos EUA a encerrar sua política de sanções e permitir que nosso governo apoie seu povo com seus próprios recursos. Os EUA até bloquearam o pedido do Irã de pedir emprestado dinheiro do FMI para ajudar pessoas sob fortes impactos do coronavírus.
4- O sistema de saúde iraniano está lidando com a demanda de pacientes com Covid-19?
Um plano nacional de mobilização foi implementado em todo o país para combater a pandemia e tratar os pacientes com mais eficácia. O plano inclui todos os 17.000 centros de saúde e os 9.000 centros médicos e clínicos em todas as cidades, áreas suburbanas e aldeias. Também inclui quarentena doméstica, observando que as pessoas infectadas receberão os medicamentos e conselhos necessários. Locais públicos estão sendo desinfetados e as entradas de vilas e cidades infectadas estão sendo controladas para diagnosticar e colocar em quarentena os casos infectados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a resposta do Irã ao vírus até agora está sendo boa.
5- Por favor, use este espaço para enviar sua mensagem ao mundo sobre a situação no Irã.
Sempre dissemos que as sanções são injustas, mas o coronavírus revelou essa injustiça ao mundo. As sanções impediram amplamente que bancos e empresas internacionais participassem de transações comerciais ou financeiras com o Irã, inclusive para operações humanitárias, devido ao medo de desencadear sanções secundárias dos EUA sobre si mesmas. Embora a assistência médica do Irã esteja sendo comprometida devido às sanções, ela tem sido bem-sucedida na luta contra o coronavírus.
No entanto, precisamos estar vigilantes, pois o ressurgimento da pandemia pode ter um impacto muito mais devastador e o mundo não pode ser indiferente a essa possibilidade.