12 de junho deste ano será um ano em que Kassym-Jomart Tokayev assumiu oficialmente o cargo de Presidente da República do Cazaquistão, vencendo com confiança as eleições presidenciais realizadas em 9 de junho de 2019. Levando em consideração as prioridades declaradas por ele, construiu uma linha clara de política do estado, garantiu a continuidade do curso estratégico delineado pelo Primeiro Presidente do Cazaquistão, Elbasy Nursultan Nazarbayev. O chefe do estado cazaque fez um trabalho sério para promover transformações políticas e socioeconômicas no país, destinadas a levar o país a um novo caminho de desenvolvimento, assinando mais de 500 atos legais.
A fim de fortalecer a confiança do público nas autoridades estatais e governamentais, Kassym-Jomart Tokayev proclamou novos paradigmas políticos domésticos: “estado ouvinte”, “opiniões diferentes – uma única nação”, “presidente forte – um parlamento influente – um governo responsável”. Um dos pontos-chave da agenda presidencial foi a criação do Conselho Nacional de Confiança Pública, que incluiu políticos, personalidades, economistas e intelectuais conhecidos. O trabalho do Conselho Nacional é realizado nas áreas política, social e econômica, consideradas as questões mais urgentes e agudas do desenvolvimento do estado. O líder cazaque demonstra uma atitude real em relação ao diálogo com a sociedade e ao desenvolvimento conjunto de decisões que determinarão o desenvolvimento do estado. Após várias reuniões com a participação do Presidente do país, um pacote de importantes reformas políticas foi desenvolvido e adotado, afetando a lei da assembléia pacífica, a lei das eleições e a lei dos partidos políticos. Os cidadãos têm a oportunidade de fazer perguntas diretamente aos órgãos autorizados por meio de suas redes sociais e recepção virtuais abertas, recebendo respostas prontamente a todos os aspectos de suas preocupações. Sendo um usuário ativo das redes sociais, o Kassym-Jomart Tokayev monitora e avalia os eventos atuais no país (mais de 1000 publicações são registradas no Twitter).
O Presidente do Cazaquistão adotou um conjunto de medidas destinadas a melhorar o bem-estar social de ambos os segmentos individuais da população e da sociedade como um todo. No país, foi realizada uma anistia de crédito para mães com muitos filhos, famílias com filhos com deficiência, órfãos, famílias que perderam o arrimo da família, mais de 500 mil pessoas no total. Assim, os cidadãos que estão em situações difíceis da vida estão isentos de dívidas. Desde o início de 2020, as bolsas de estudo e os salários de funcionários do setor público – educadores, funcionários de órgãos de proteção civil e bloco de aplicação da lei – aumentaram. As situações de crise que ocorreram no povo cazaque foram superadas com sucesso, graças a medidas estatais eficazes e ao controle pessoal do Presidente do Cazaquistão. Assim, em junho de 2019, ocorreu um incidente na 75 milésima cidade de Arys, no sul do país – antigos depósitos militares explodiram, o que realmente destruiu a infraestrutura da cidade. Com ordem do Kassym-Jomart Tokayev , a cidade foi reconstruída novamente em 3 meses. Em maio de 2020, ocorreu uma grande inundação na fronteira com o Uzbequistão, onde mais de 31 mil pessoas foram evacuadas dos assentamentos do Cazaquistão, foi prestado apoio à população local e foi iniciada a restauração operacional da infraestrutura local. Em conexão com a disseminação do coronavírus, a Kassym-Jomart Tokayev introduziu um estado de emergência e quarentena total no país, que durou 2 meses e hoje o país deixa a pandemia com perdas mínimas e está se recuperando gradualmente.
Desde os primeiros dias da presidência, Kassym-Jomart Tokayev estabeleceu a tarefa do governo do Cazaquistão de desenvolver um conjunto de medidas para estimular o crescimento econômico, desenvolver o empreendedorismo, apoiar os produtores nacionais e melhorar as políticas fiscais e monetárias. Em particular, o Banco Nacional do país foi reorganizado e a Agência de Regulação e Desenvolvimento do Mercado Financeiro foi criada. O chefe de Estado se concentrou na formação do lado da receita do orçamento do estado, reduzindo a dependência da economia do Cazaquistão nas exportações de energia, criando uma base aberta e integrada para combater a fraude financeira. Durante o ano, ele participou de centenas de eventos oficiais e protocolos, incluindo viagens de trabalho a regiões do país, realizou reuniões e numerosas questões de desenvolvimento, inclusive com coletivos de trabalho, e visitou empresas industriais e instalações sociais.
A crise econômica global causada pela pandemia e o declínio na demanda global por matérias-primas afetaram a economia do Cazaquistão. Apesar da tendência negativa global, o país possui todos os recursos necessários para garantir a estabilidade socioeconômica. Assim, hoje, as reservas internacionais do Cazaquistão somam mais de US $ 30 bilhões e os ativos do Fundo Nacional do país ultrapassam US $ 58 bilhões. Ao mesmo tempo, o chefe de estado está promovendo um pacote de medidas para estimular a economia, o que ajudará a criar condições para a diversificação da economia e afastamento da dependência excessiva do setor de petróleo e gás. De acordo com o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, o PIB do país deverá diminuir em 3% em 2020, enquanto, como resultado do pacote de medidas econômicas adotadas, os economistas internacionais prevêem uma retomada do crescimento econômico em 2021 em 5,5%.
Kassym-Jomart Tokayev prestou muita atenção aos valores espirituais do povo cazaque, à preservação e aprimoramento do patrimônio cultural, ao código nacional, em particular à celebração dos aniversários do grande poeta e iluminador cazaque Abai Qunanbayuly e do pensador de destaque do Oriente Al-Farabi. Ele afirmou a necessidade da criação de obras literárias modernas e o apoio da juventude criativa.
Todos os principais centros geopolíticos reconheceram a vitória de Kassym-Jomart Tokayev , demonstrando interesse no desenvolvimento estável e sustentável do país. Kassym-Jomart Tokayev continuou sua política externa multipartículas, participou de vários eventos com parceiros estrangeiros, realizou recepções de estadistas estrangeiros e figuras públicas, fez visitas oficiais e de trabalho à Rússia, China, EUA, UE, Ásia Central e mundo islâmico.
Durante este ano, um novo conceito de política externa foi adotado, descrevendo as prioridades da política externa do Cazaquistão até 2030. Além das orientações tradicionais da política externa do Cazaquistão para cooperação construtiva com parceiros estrangeiros, promovendo a cooperação internacional e a integração regional, iniciativas para fortalecer a segurança global no documento também destacaram novos acentos. Em particular, muita atenção no novo conceito é dada ao fortalecimento do componente econômico da política externa, trata-se de criar condições externas para a realização do potencial econômico do Cazaquistão e encontrar corredores de trânsito lucrativos para os mercados mundiais sob sanções, imprevisibilidade dos mercados mundiais, guerras comerciais e protecionismo. Nas novas realidades geoeconômicas globais, o Cazaquistão está otimista na busca de novos nichos econômicos e fontes de renda.
Com informações da Embaixada do Cazaquistão no Brasil.