Cada estado tem suas próprias condições, mentalidade, ambiente social, economia e, consequentemente, a capacidade de combater a epidemia. Alguns países foram capazes de superar a epidemia com relativa rapidez, enquanto outros ainda estão em crise. O COVID-19 teve um impacto diferente no desenvolvimento dos países e em seus planos. O Cazaquistão, como todos os países do mundo, está passando por um período difícil e não esconde suas dificuldades e problemas especificas.
Como em todos os países do mundo, o sistema nacional de saúde da República do Cazaquistão está passando por um teste severo, tanto os cidadãos quanto os próprios médicos, que estão na linha de frente da luta, estão doentes. Como em todo o mundo no Cazaquistão, existem vitimas humanas. Tudo isso reflete naturalmente no moral da população, que, como reconhecido anteriormente, não confiava completamente nas informações sobre o novo coronavírus.
Médicos, hospitais, infraestrutura pública, um sistema de distribuição de medicamentos e tudo o mais estão agora trabalhando no seu limite e estão sob tremenda pressão. Através da mídia e das redes sociais, a população começou a criticar bastante uma série de questões. Dentro da estrutura da ideologia do “estado ouvinte”, o Governo da República do Cazaquistão toma medidas imediatas em resposta às solicitações da sociedade cazaque.
Além da epidemia, o Cazaquistão foi confrontado com um pânico provocado por uma superabundância de várias informações e uma onda de avaliações incorretas na mídia estrangeira. Isso levou a um certo mal-entendido da situação real no Cazaquistão. Assim, a chamada infodemia em torno do coronavírus, que a OMS alertou no início deste ano, começou a superar os eventos e exagerar os riscos nas mentes da população.
O que realmente está acontecendo? Hoje, mais de 61 mil casos são registrados no país, dos quais 375 óbitos. De acordo com a classificação da American Johns Hopkins University, o Cazaquistão ocupa a 31ª posição no mundo em termos de nível de doença (https://coronavirus.jhu.edu/map.html). Nessas condições, o Cazaquistão está se adaptando às mudanças na situação epidemiológica.
O primeiro. Em 10 de julho, em uma reunião ampliada do governo, o Presidente da República do Cazaquistão, K. Tokayev, resumiu os resultados do trabalho realizado para combater a epidemia e definir novas tarefas. Em seu discurso, o Chefe de Estado respondeu diretamente a todas as questões ressonantes que preocupavam a sociedade cazaque e definiu tarefas claras para o governo do país para um novo período de luta com o COVID-19. O Presidente do país criticou publicamente os erros e deficiências no trabalho de vários órgãos do governo central e autoridades locais nas regiões do Cazaquistão.
O chefe de estado pôs fim às discussões e dúvidas sobre as estatísticas de contabilização do aumento da incidência. Ele observou que todas as estatísticas no Cazaquistão são absolutamente transparentes e que várias informações são destinadas a desestabilizar a situação. Essa discussão pública de todas as questões prementes e prementes na implementação de medidas para combater a epidemia fala da abertura do estado e da transparência das ações do governo em resposta ao desafio epidemiológico.
O segundo. Em um novo estágio na luta contra a epidemia, o Governo da República do Cazaquistão substituiu a alta gerência no sistema de saúde. Um novo líder experiente foi nomeado para o Ministério da Saúde, e o próprio órgão estatal recebeu amplos poderes para a coordenação interinstitucional no campo de combate à epidemia. A nova liderança do Ministério da Saúde mudou a metodologia de contagem de pacientes com coronavírus, o que afetou o aumento do número e a percepção ambígua da situação epidemiológica devido a diferentes estatísticas.
A nova gerência do Ministério está atualmente preparando um protocolo atualizado para o tratamento do coronavírus, levando em consideração o surto de pneumonia causada pela infecção por coronavírus. Um pacote de medidas adicionais para proteger o público do COVID-19 também está sendo desenvolvido. Baseia-se na experiência efetiva de estados que já lidaram com a epidemia e que têm bom potencial médico. Por exemplo, agora um grupo de várias dezenas de médicos da Rússia está trabalhando no país, que compartilham sua experiência no tratamento de coronavírus com colegas cazaques.
O terceiro. Em resposta às críticas públicas sobre interrupções no fornecimento de medicamentos e equipamentos, o Presidente da República do Cazaquistão, K. Tokaev, instruiu a mudar a liderança das duas organizações responsáveis pela distribuição de medicamentos e acesso aos serviços médicos. Em particular, houve uma mudança de liderança no Fundo de Seguro Obrigatório de Saúde, que deve proporcionar à população igual acesso aos serviços de saúde. A liderança da SK Pharmacia, uma organização estatal que distribui medicamentos em todas as regiões do país, mudou. A nova liderança é incumbida do fornecimento ininterrupto de medicamentos necessários.
O Presidente K. Tokayev também estabeleceu a tarefa de criar a reserva necessária de medicamentos e dispositivos médicos. Assim, está previsto adquirir adicionalmente mais de 4 mil ventiladores no pior cenário possível com o desenvolvimento de coronavírus. Mais de 3.000 unidades serão compradas de fabricantes nacionais. De acordo com o Ministério da Indústria e Desenvolvimento de Infra-estrutura da República do Cazaquistão, a partir de agosto, será lançada a produção industrial de dispositivos de ventilação, e já o primeiro lote de 595 unidades irá para organizações de saúde.
Quarto. O país está preparando um pacote de medidas para estimular a economia nacional em uma desaceleração da atividade empresarial. O governo e o Banco Central estão desenvolvendo um plano de ação para apoiar setores da economia e da população no caso de uma provável piora da situação. Para aumentar a eficiência das receitas orçamentárias, serão analisadas preferências e benefícios fiscais. A fim de criar um ambiente estável para atrair investimentos diretos, as alterações necessárias à legislação serão introduzidas no Parlamento da República do Cazaquistão para garantir estabilidade na manutenção das condições para investidores estratégicos.
Quinto. Para o período de 5 a 19 de julho, o país tem restrições devido à quarentena, 14 de julho deste ano foi decidido que o período de quarentena no Cazaquistão seria prorrogado por mais duas semanas até 2 de agosto. O estado prestará assistência financeira para alimentos a determinadas categorias da população, além de fazer pagamentos sociais em caso de perda temporária de renda.
Em geral, o primeiro estágio da pandemia global em março-maio deste ano em condições de bloqueio total, o Cazaquistão passou como um todo despercebido e sem perdas visíveis. Aparentemente, esse período consolidou a percepção do Cazaquistão como um país onde o risco de COVID-19 é mínimo.
Na segunda etapa de quarentena, quando você precisa lidar com a epidemia e reconstruir a economia, ficou muito mais difícil lidar com isso: a epidemia no país atinge seu auge. E uma comparação desse período com os meses anteriores, em certa medida, cria a sensação de que uma crise completa ocorreu no Cazaquistão.
De fato, se você olhar do ponto de vista da dinâmica global, a situação atual no Cazaquistão não é nem melhor nem pior do que em outros estados. A crise em várias manifestações é exacerbada em todos os países, não há exceções hoje. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a situação epidemiológica no mundo agora está se tornando mais complicada.
Ao mesmo tempo, não existe uma receita única para atender a chamada COVID-19 sem perdas no mundo. Cada estado lida com a epidemia com base em suas capacidades. A tarefa de combater a epidemia no Cazaquistão está sendo abordada sucessivamente. O estado está trabalhando em erros, adaptando-se às novas tendências e construindo uma nova estratégia para suas ações de proteção à população.
Com informações da Embaixada do Cazaquistão