A União Europeia (UE) disse na terça-feira que fornecerá financiamento de ajuda humanitária no valor de 1,65 milhão de euros a Bangladesh, Índia e Nepal para lidar com o impacto de severas inundações no sul da Ásia.
A União Europeia (UE) disse na terça-feira que fornecerá financiamento de ajuda humanitária no valor de 1,65 milhão de euros a Bangladesh, Índia e Nepal para lidar com o impacto de severas inundações no sul da Ásia.
Do financiamento total, 500.000 euros serão usados na Índia para fornecer alimentos e assistência aos meios de subsistência, suprimentos de emergência e serviços de água e saneamento às pessoas afetadas pelas enchentes. A UE disse que as chuvas de monções deste ano afetaram 10,9 milhões de pessoas na Índia e aumentaram suas vulnerabilidades em meio à pandemia do coronavírus.
A ajuda humanitária no valor de 1,65 milhões de euros se soma aos 1,8 milhões de euros anunciados no início deste ano para apoiar famílias afetadas por uma série de desastres, incluindo o ciclone Amphan, que devastou a Índia e Bangladesh em maio.
As últimas inundações afetaram cerca de 17,5 milhões de pessoas no sul da Ásia, destruindo casas e exterminando gado e terras agrícolas, além de danificar infraestruturas vitais, disse a UE.
Um milhão de euros será dedicado a atender às necessidades humanitárias urgentes em Bangladesh, onde mais de dois milhões de pessoas precisam de assistência alimentar, água, saneamento, higiene e abrigo de emergência. Cerca de 850.000 pessoas foram deslocadas e espera-se que o número aumente à medida que as chuvas continuam.
No Nepal, 150.000 euros serão usados para suprir a necessidade de água, saneamento, abrigo e utensílios domésticos essenciais após o deslocamento de milhares de pessoas após as fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra em todo o país.
“As chuvas de monções em todo o sul da Ásia têm sido particularmente devastadoras este ano e esta contribuição urgente ajudará nossos parceiros humanitários no terreno, fornecendo apoio crucial para aqueles que perderam seus abrigos, pertences e fontes de sustento”, disse Taheeni Thammannagoda, que supervisiona Programas humanitários da UE na Ásia e no Pacífico.
O financiamento faz parte da Ferramenta de Resposta de Emergência Aguda de Grande Porte (ALERT) da UE. Medidas para prevenir a disseminação do Coronavírus serão incorporadas em todos os programas.
Com o início da monção anual em junho, chuvas fortes e prolongadas causaram enormes inundações e deslizamentos de terra em todo o Sul da Ásia, matando centenas e afetando mais de 17,5 milhões de pessoas. O acesso deficiente à água potável aumentou o risco de propagação de doenças, o que é especialmente preocupante em meio à crise Covid-19, disse a UE.
Com informações de Hindustan Times