AGRADECIMENTO AO SENHOR EMBAIXADOR DA ITÁLIA NO BRASIL
Sr. Embaixador Francesco Azzarello,
Não há palavras para descrever a gratidão que estou sentindo neste momento e tudo motivado pelo bonito gesto que demonstrou, ao abrir as portas da Embaixada da Itália em Brasília, para receber os jornalistas e comunicadores da ABRAJINTER – Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área Internacional e diplomática, na noite do dia 25, acolhendo e oferecendo um jantar aos seus membros – O primeiro evento oficial de apresentação da entidade.
Tudo isso com a sua efetiva participação e sob o teto italiano no Brasil, selando os laços de amizade, que como destacou em sua fala naquela ocasião, “Nossos relacionamentos são de sangue, portanto tem um valor muito diferente – 32 milhões de brasileiros de origem italiana. Mais de 650 mil italianos residentes no Brasil. Quase todos com dupla nacionalidade. Cerca de 1000 empresas italianas sediados no Brasil. Grandes investimentos no setor estratégico. Grande interesse e curiosidade de outras empresas italianas pelo Brasil”.
Falo em meu nome pessoal, como jornalista, membro fundador e ocupando um acento na diretoria como presidente do Conselho Consultivo da ABRAJINTER.
Quero cumprimentar meus colegas na diretoria, Uelinton Mello (Vice-presidente) Halil Ceyhan e Lorena Justus Gasparino Pimenta.
Nada disso teria acontecido, sem a participação ativa e extraordinária de nossa presidente, a jornalista Fabiana Ceyhan, que deu os primeiros passos para a concretização dos ideais de se fazer um trabalho, com ética e responsabilidade na imprensa brasileira, especificamente na área internacional e diplomática.
Senhor Azzarello, esperamos que o seu exemplo seja seguido pelos seus colegas diplomatas de outras nacionalidades e possamos construir uma relação baseada em justiça, confiança e profissionalismo. Com colaboração e transparência num compromisso de diálogo e informação. É o extrato do que vamos perseguir nos objetivos da ABRAJINTER. ampliando e aprofundando a cobertura da agenda internacional do Brasil, além das ações realizadas pelo corpo diplomático estrangeiro no País.
Muito Obrigado!
Jornalista Milton Atanazio