Uma reunião de trabalho foi realizada na última sexta-feira(25) na sede da embaixada da Belarus no Lago Sul em Brasília.
O encontro do Cônsul Honorário da Belarus Milton Atanazio e o embaixador da Belarus no Brasil Sergey Lukashevich teve como objeto o contexto internacional atual, provocado pelos conflitos no Leste Europeus e anteriormente pelas sanções sofridas pela Belarus, o que remete diretamente das exportações para o Brasil.
O embaixador Lukashevich, chefe da Missão Bielorrussa no Brasil, confirma o seu desempenho diplomático e trabalha intensamente na direção de buscar caminhos para a normalização das exportações bielorrussas.
A situação dos fertilizantes de potássio belarrussos, que são importados pelo Brasil e utilizados por agricultores brasileiros é de fundamental importância para o agronegócio brasileiro. O Cloreto do Potássio é 20% do mercado do Brasil, sendo também motivo da preocupação da reunião, onde foram analisadas algumas sugestões de ações.
A ajuda das autoridades brasileiras, no contexto internacional, será bem-vindo e necessário para sanar as dificuldades e entraves, uma vez que atinge diretamente um setor importante da economia brasileira.
Foram abordados temas, como a Geopolítica Internacional atual e as consequências do conflito Russia X Ucrânia.