Por Milton Atanazio
Terceira rodada de negociações na Bielorrussia
A semana começou com a terceira rodada de negociações na Bielorrussia, perto da fronteira polaca, entre representares da Rússia e da Ucrânia. Mas, assim como nas conversas anteriores, não houve grandes avanços. Ucranianos reconhecem pequenas melhorias nos corredores humanitários, porém reprovam rotas de fuga com destino ao território russo.
Rússia anuncia cessar-fogo em cinco cidades ucranianas para instaurar corredores humanitários. Zelensky pede que Putin saia da sua “bolha” e inicie o “diálogo”.
O Brasil está fora da lista de países considerados hostis pela Rússia.
Segundo o jornal Valor Econômico, em sua edição de hoje(7) , o Kremlin divulgou uma lista de países considerados hostis à Rússia.
A relação foi elaborada para normatizar um decreto assinado por Vladimir Putin no sábado (5), que estabeleceu critérios de relações comerciais com outros países, enquanto durar o conflito na vizinha Ucrânia.
O Brasil, cujo presidente Jair Bolsonaro visitou Vladimir Putin na semana anterior à guerra na Ucrânia e tem pregado neutralidade no conflito, não está nela.
São considerados hostis Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, os 27 países da União Europeia, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Estados Unidos, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão.
Preço do Petróleo
Os preços do petróleo atingiram o nível mais alto desde 2008 devido a atrasos no potencial retorno do petróleo iraniano aos mercados globais e a considerações dos Estados Unidos e aliados europeus de proibir importações de petróleo russo.
Neste contexto, negociações para incluir o setor energético às sanções do Ocidente à Rússia fizeram o petróleo oscilar próximo à marca de US$ 140 por barril mais cedo.