Por Milton Atanazio
Caracterizada por extrema boa vontade e amizade, as relações entre Nepal e Brasil estão crescendo desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 1976.
Essas relações tem se ainda mais consolidado notadamente nos últimos anos, quando o Nepal abriu sua Embaixada em Brasília em fevereiro de 2010 e no Brasil retribuiu abrindo sua Missão em Katmandu em outubro de 2011.
O embaixador designado do Nepal para o Brasil, Nirmal Raj Kafle recepcionou os convidados que celebraram a Data Nacional do Nepal 2022, ocorrido na data de ontem (22) de setembro no Espaço de Corte, em Brasília.
A RECEPÇÃO
O embaixador Kafle e o staf diplomático do Nepal acolheram os convidados, na maioria diplomatas e autoridades brasileiras, que após cumprirem o protocolo diplomático, saborearam a gastronomia do país asiático da região do Himalaia. Discursou o representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o anfitrião Nirmal Raj Kafle, que fez os agradecimentos, fazendo um brinde com o diplomata brasileiro.
O evento contou com a presença de jornalistas da ABRAJINTER – Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática, que foram convidados pelo embaixador e capitaneados por sua presidente nacional, a jornalista Fabiana Ceyhan.
A BIOGRAFIA
Nirmal Raj Kafle é Embaixador designado do Nepal no Brasil a partir de 8 de setembro de 2022. Antes disso, foi Secretário Adjunto do Ministério das Relações Exteriores do Governo do Nepal, cuidando da Divisão Europa e Américas.
Atuou como Representante Permanente Adjunto do Nepal nas Nações Unidas em Nova York de 2016 a 2019. Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério em várias pastas, incluindo diplomacia econômica. O Sr. Kafle ocupou o cargo de Conselheiro na Embaixada do Nepal em Pequim de 2007 a 2011. Foi Oficial de Seção e mais tarde Subsecretário da Divisão das Nações Unidas no Ministério de 2005 a 2007.
Antes de ingressar no Serviço de Relações Exteriores, foi Oficial de Seção do Ministério da Educação e Esportes de 1998 a 2005 e Diretor Administrativo do Conselho de Pesquisa Agrícola do Nepal entre 1995 e 1998.
Possui mestrado em Políticas Públicas e Gestão pela Universidade de Melbourne, Austrália (2004) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Tribhuvan, Nepal (1998). O Sr. Kafle, natural de Godawari -6, Lalitpur, é casado com a Sra. Saraswati Kafle e eles têm dois filhos.
O PAÍS
Nepal está estrategicamente localizado entre a China e a Índia, dois países imensos com economias emergentes. O país se encontra numa área de 147,181 quilômetros. População Total 26.5 milhões (Census julho 2011) com a taxa de crescimento de 1.4% e uma expectativa de vida média de 67 anos.
Politicamente: foi designado como um país de República Democrática Federal em 2008. Existem oito montanhas altas incluindo a montanha mais alta do mundo conhecida como Monte Everest. Nepal é oficialmente um Estado secular. O Hinduísmo é a principal religião entre a maioria do povo nepalês. A segunda maior religião por número de fiéis é o Budismo, já que o Nepal é o local de nascimento do Senhor Buda. Cristianismo e o Islã também co-existem pacificamente e de forma harmoniosa no Nepal.
Um patrimônio cultural rico e tradições culturais diversas são características especiais do Nepal. O Nepal tem uma sociedade multicultural, multi-religiosa e multilíngüe. Nepal é um dos países mais ricos do mundo quando se fala em biodiversidade devido a sua posição geográfica única e variação de altitude.
O país é dotado de potências hidrelétricas ricas com rios perenes e geleiras correndo pela cordilheira do Himalaia. A elevação do país varia de 60 metros acima do nível do mar até o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest com 8848 metros, tudo numa distância de 150 km, resultando em condições climáticas indo de sub-tropicais até Árticas.
Nepal tem uma paisagem única, e fabulosa biodiversidade. O país ocupa apenas 0.03 por cento da área da Terra, e é lar de:
2 % de todas as plantas florescentes do mundo.
8% da população mundial de pássaros (mais de 848 espécies).
4% dos mamíferos no planeta.
11 das 15 familias de borboletas no mundo (mais de 500 espécies).
600 famílias de plantas indígenas.
319 espécies de orquídeas exóticas.
9 parques nacionais, 3 reservas selvagens, 6 áreas de conservação, 1 reserva de caça.
4 sítios de herança mundial (Vale de Katmandu, Parque Nacional Sagarmatha, Parque Nacional Chitwan, Lumbini)
BRASIL E NEPAL
Segundo o embaixador Kafle, “Não obstante a distância geográfica, há uma miríade de perspectiva para a cooperação econômica entre o Nepal e o Brasil em particular nas áreas de energia hidrelétrica, turismo e agricultura”, destaca.
“Os dois países também têm opiniões semelhantes para promover o interesse dos países em desenvolvimento, a fim de atingir o objetivo de uma justa e equitativa nova ordem internacional e pontos comuns sobre questões de interesse mútuo em diversos fóruns internacionais”, finaliza.
*Com informações da Embaixada do Nepal no Brasil