O presidente Kassym-Jomart Tokayev disse que o fórum quer “responder aos desafios globais”
Por Milton Atanazio
O Astana International Forum está acontecendo esta semana em Astana, capital do Cazaquistão, e reúne líderes mundiais, políticos e figuras proeminentes para discutir o futuro da humanidade. O evento de dois dias conta com a participação de delegados de mais de 100 países e aborda questões globais prementes em quatro tópicos principais: economia e finanças, energia e mudanças climáticas, desenvolvimento internacional e sustentabilidade e política externa e segurança internacional. Na lista de palestrantes estão importantes chefes de estado, organizações internacionais, acadêmicos e formuladores de políticas. O destaque fica com a apresentação do livro “The New Kazakhstan: Steering the Steppe Amid a Global Storm”, escrito pelo economista americano Nouriel Roubini.
Na lista de palestrantes estão chefes de estado, organizações internacionais, acadêmicos importantes e formuladores de políticas, incluindo o presidente Kassym-Jomart Tokayev e a jornalista Fabiana Ceyhan representando o Brasil. As sessões abordarão quatro tópicos principais: economia e finanças; energia e mudanças climáticas; desenvolvimento internacional e sustentabilidade; e política externa e segurança internacional.
O Cazaquistão, que embarcou em um caminho de transição verde em 2013, terá uma das sessões focadas em energia e mudanças climáticas, abordando a transição energética global, mitigação das mudanças climáticas e práticas sustentáveis. Outras sessões vão aprofundar o impacto das tensões geopolíticas no desenvolvimento global, o impacto da interrupção da cadeia de suprimentos global na segurança alimentar e a preparação global para futuras epidemias e pandemias. Além disso, será discutido o papel da ONU na atual ordem global, contando com palestrantes importantes.