O Ministro da Economia, Educação e Pesquisa da Suíça, Conselheiro Federal Guy Parmelin anunciou o lançamento na presença do Vice-Presidente Geraldo Alckmin
Por Milton Atanazio
Na quarta-feira, dia 5 de julho de 2023, o Ministro da Economia, Educação e Pesquisa da Suíça, Conselheiro Federal Guy Parmelin, anunciou ao lado do Vice-presidente brasileiro Geraldo Alkimin, o lançamento de uma parceria entre a Suíça e o fundo Amazônia. fundo |Amazônia.
Atualmente, estas modalidades estão sendo elaborados em conjunto com o BNDES. Em breve, a Suíça fará uma primeira contribuição imediata de cerca de R$ 30 milhões e quer iniciar a cooperação com esse importante instrumento e mostrar seu suporte em favor do compromisso ambiental do Brasil.
Essa contribuição imediata complementa outros compromissos já existentes da Suíça, como o Multidoor Trust Fund do BID para a Amazônia, o Programa de Commodities Verdes do PNUD, os programas regionais de gestão de água, as contribuições para fundos globais como o GEF e o CIF, e ainda como mais de 120 cooperações público-privadas de atores suíços no Brasil no campo da sustentabilidade e os projetos apoiados pela Embaixada.
Além do apoio financeiro, a Suíça também disponibilizará seu amplo know-how e expertise para colaborar com o Fundo Amazônia e com o compromisso do Brasil com a proteção e o desenvolvimento sustentável da região. O governo suíço acredita que essa importação imediata estabelecerá uma parceria de longo prazo entre a Suíça e o Brasil, assim como já existem em muitas outras áreas. Em resumo, o lançamento da parceria da Suíça com o Fundo Amazônia visa não apenas auxiliar no enfrentamento dos desafios ambientais da Amazônia, mas também fortaleceu as relações entre os dois países, destacando a importância da cooperação internacional para a preservação do meio ambiente.