Os II Jogos da Comunidade de Estados Independentes serão realizados em Belarus de 4 a 14 de agosto de 2023. Mais de 6 mil participantes comparecerão ao festival esportivo de grande escala, que abrangerá 11 cidades. São cerca de 4 mil atletas, técnicos, árbitros, equipe médica, jornalistas esportivos e torcedores estrangeiros. E graças à ampla geografia das arenas, muitos belarussos e convidados do país assistirão aos Jogos.
A ideia de realizar os Jogos da Comunidade de Estados Independentes (CEI) foi inicialmente apresentada pela Federação da Rússia. A proposta foi apoiada na reunião do Conselho de Chefes de Estados da CEI em Dushanbe, em 28 de setembro de 2018.
Em dezembro de 2021, o Conselho de Cultura Física e Esporte dos participantes do Acordo de Cooperação no Campo da Cultura Física e Esporte dos Estados Membros da CEI designou Belarus como sede dos Segundos Jogos da CEI em 2023.
O principal destaque dos II Jogos será a realização de competições em 11 cidades de diferentes regiões de Belarus. O objetivo do novo formato é expandir a geografia do torneio e levar os esportes das regiões a um nível mais alto. Em particular, as cidades de competição serão Minsk, Borisov, Brest, Vitebsk, Homel, Grodno, Zhlobin, Mogilev, Molodechno, Orsha e Soligorsk.
Serão realizadas competições em 20 esportes: atletismo, vôlei, ginástica rítmica, tiro, futebol de praia, pentatlo moderno, basquete 3 x 3, minifutebol, greco-romano, estilo livre, luta feminina, vôlei de praia, handebol, natação, boxe tailandês, boxe, judô, sambo, hóquei em campo, levantamento de peso, arco e flecha, caratê.
Os Jogos serão realizados em um formato aberto. Em outras palavras, representantes de qualquer outro país não pertencente à CEI podem participar dos Jogos. Está prevista a participação de 14 equipes esportivas desse tipo.
As competições serão gratuitas para os espectadores.
Também estão previstas várias atividades para os turistas. Assim, cada região está trabalhando em questões organizacionais com operadoras de turismo que fornecerão esses serviços aos visitantes de Belarus. Nas cidades que sediarão os eventos dos Jogos, está planejada a organização de passeios turísticos.
O mascote dos Jogos é um lince belarusso com o nome “Rysia”. Por uma razão o lema: “Caráter forte – jogo brilhante!” transmite o objetivo principal dos Jogos de forma curta e sucinta. O símbolo do logotipo reflete uma série de elementos característicos de Belarus: uma estrela ornamental de oito pontas que se transforma em uma flor centáurea brilhante.