Ilham Aliyev é reeleito presidente do Azerbaijão com ampla aprovação
Com grande aprovação nas urnas Ilham Aliyev é reeleito presidente do país.
Por Milton Atanazio
Ilham Aliyev é reeleito presidente do Azerbaijão. Com grande aprovação nas urnas, ele inicia um novo mandato de 7 anos. Aliyev, venceu as eleições e terá um novo mandato como líder do país. Segundo os resultados preliminares, ele teve mais de 93% dos votos.Mais de 6,4 milhões foram as urnas para escolher o presidente, na primeira votação que abrangeu todo o país, inclusive o território de Nagorno-Karabakh. Ilham Aliyev foi favorito para um novo mandato de sete anos.
Outros seis candidatos disputaram a carga. “Vimos uma fiscalização muito ampla, muito organizada, muito segura. É uma nação jovem, que está aperfeiçoando o processo democrático”, disse o senador Carlos Viana (Podemos-MG), um dos 790 observadores internacionais que acompanharam o processo, incluindo juízes, procuradores e parlamentares de diferentes partes do mundo.
Simbolicamente, o presidente e a família votaram em Khankendi, capital da região de Nagorno-Karabakh, que o Azerbaijão recuperou dos armênios separatistas. Esta eleição presidencial deste ano é considerada histórica, pois é a primeira realizada em todo o país. Desde o ressurgimento do país, com o fim da União Soviética, sempre houve um arquivo regional do processo eleitoral para conta dos conflitos armados internos.
Conforme Hajiyev, conselheiro presidencial para a política externa, “após as eleições, o Azerbaijão entra numa nova fase do seu desenvolvimento social, econômico e político. Uma vez que a integridade territorial do Azerbaijão foi assegurada, novas ambições e novos sonhos nacionais estão na nossa agenda, com o desenvolvimento económico e social do país”.
Brasil e Azerbaijão
O Brasil, um dos primeiros países a reconhecer a independência do Azerbaijão,em 1991, tem oportunidades excepcionais para desenvolver relações econômicas e políticas bilaterais, confirma o embaixador do Azeerbaijão no país Rachado Novruz. “ A amizade e os laços políticos abrem caminho para o desenvolvimento das relações econômicas”, afirma Novruz.
O Azerbaijão é o maior parceiro comercial do Brasil entre os países do Sul do Cáucaso, e o Brasil, o principal parceiro do Azerbaijão na América Latina.
O Brasil importa principalmente petróleo e gás natural do Azerbaijão, enquanto exporta produtos agrícolas, como carne bovina e frango. Além disso, as empresas brasileiras demonstraram interesse em investir no setor energético e de infraestrutura do Azerbaijão.
No campo da cooperação técnica, o Brasil e o Azerbaijão têm buscado intensificar o intercâmbio de experiências e conhecimentos em áreas como agricultura, saúde, educação e energia renovável. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil promoveu visitas de delegações empresariais e técnicas para fomentar parcerias e projetos conjuntos.
Outro aspecto importante da relação bilateral é a cooperação cultural. O Brasil e o Azerbaijão têm promovido intercâmbios culturais, como mostras de filmes, exposições de arte e apresentações musicais, que ajudam a fortalecer os laços entre os dois países e a difundir a cultura brasileira e azerbaijana.
Além disso, o Brasil tem demonstrado apoio à supervisão territorial do Azerbaijão, inclusive registrando a posse do país sobre a região de Nagorno-Karabakh, que é objeto de conflito entre o Azerbaijão e a Armênia. O Brasil tem defendido a solução do conflito por meio de negociações de importação e respeito ao direito internacional.
A reeleição do presidente Ilham Aliyev representa uma continuidade política no Azerbaijão e pode contribuir para a estabilidade do país e o fortalecimento das relações com o Brasil. Aliyev tem se destacado como um líder comprometido com o desenvolvimento econômico e social do Azerbaijão, criando um ambiente favorável para a atração de investimentos estrangeiros.
O Azerbaijão vai sediar, no fim do ano, a COP29 — cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Representa uma oportunidade para uma maior cooperação entre o Brasil e o Azerbaijão no combate às mudanças climáticas e na busca por soluções sustentáveis.
De fato, as relações diplomáticas entre o Brasil e o Azerbaijão têm sido aprofundadas e ampliadas ao longo dos anos, impulsionadas por interesses econômicos mútuos e pela cooperação em diversas áreas. A reeleição do presidente Ilham Aliyev e a realização da COP29 no Azerbaijão representam oportunidades para fortalecer ainda mais essa parceria bilateral.