O Dia do Geólogo é comemorado no Cazaquistão: como nasceu a ciência e de quais depósitos o Cazaquistão se orgulha
O Cazaquistão é um país rico de recursos minerais. A descoberta de novos depósitos de ouro, petróleo e outros minerais era impossível sem o trabalho árduo dos geólogos, e o desenvolvimento da geologia exigia a criação de uma base científica completa.
Em 31 de agosto de 1940, o primeiro setor geológico do Instituto de Pesquisa de Geologia da filial cazaque da Academia de Ciências da URSS era chefiado pelo lendário cientista e geólogo cazaque Kanysh Satpayev.
Ele participou pessoalmente de expedições geológicas, avaliou as informações recebidas sobre os resultados do trabalho de campo de outros grupos e, junto com seus colegas, compilou um mapa geológico dos recursos minerais, mostrou a real escala das reservas do país.
No período anterior a 1984, os geólogos cazaques descobriram os maiores depósitos, cuja exploração continua até hoje: Kenkiyak, Zhanazhol, Kumkol, Kenbai.
Atualmente, 1.225 tipos de recursos minerais foram descobertos e registrados no território do Cazaquistão, o que permitiu ao país se tornar um dos líderes entre os países do mundo em termos destes indicadores. Um dos últimos depósitos descobertos por geólogos cazaques está novamente associado ao ouro – o grande depósito de cobre-ouro de Samara, perto da cidade de Temirtau.
Segundo os especialistas, a geologia continua a desempenhar um papel extremamente importante na economia e no desenvolvimento do Cazaquistão e no futuro do país.
Atualmente, mais de 14 mil pessoas atuam no setor. Durante os anos da independência, os geólogos cazaques descobriram 123 depósitos minerais, incluindo:
50 objetos complexos; mais de 40 depósitos de ouro; 30 jazidas de ferromanganês;
um de cada – minérios de urânio e cromo; 103 jazidas de hidrocarbonetos (petróleo).