Por Milton Atanazio
O embaixador da República da Bielorrússia Sergei Lukashevich e a embaixatriz Milena Lukashevich, estão se preparando para retornar à Bielorrússia e a encantadora cidade de Minsk.
O motivo da demissão é que ele assumirá o cargo de vice-ministro das Relações Exteriores do seu país. O clima, uma mistura de tristeza pela ida, mas de alegria, pois retorna à cidade de Minsk onde cumprirá uma nova missão.
O casal Fabiana Ceyhan, jornalista e presidente da ABRAJINTER – Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área Internacional e Diplomática e o empresário Rafael Justus, ofereceram um jantar em sua residência no Lago Sul, na noite de sexta-feira (3), onde convidaram um grupo seleto de embaixadores e esposas, como: Russia, Azerbaijão, Cazaquistão, México, Turquia, República Dominicana, Gabão, entre outros; diplomatas, jornalistas, amigos do casal e o Secretário de Relações Internacionais do GDF Pacco Brito e esposa Ana Paula, que puderam deliciar o cardápio brasileiro, cuidadosamente preparado pelo Chef Halil Ceyhan da BRK eventos.
O embaixador Bielorrusso, inaugurou no Brasil, desde sua chegada em 06 de dezembro de 2021, uma nova forma de relacionamento com a Imprensa. Convidou os jornalistas e passou a ter um diálogo aberto e franco com os profissionais de imprensa, que recebeu bem, uma nova forma de relacionamento com o país da Europa Oriental. Neste contexto teve o apoio profissional importante dos jornalistas integrantes da ABRAJINTER.
SOBRE O CURRÍCULO
O seu currículo impressionante revela uma formação sólida na área de Relações Internacionais, com vasta experiência em diferentes postos diplomáticos, que culminou na sua nomeação como vice-ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia.
Nasceu na aldeia de Kuntsevshchina, região de Minsk, República da Bielorrússia.
Em 1999 licenciou-se na Faculdade de Relações Internacionais da Universidade Estatal da Bielorrússia com especialização em «Economia Mundial e Relações Económicas Internacionais».
2000 – 2002 − Terceiro, Segundo Secretário da Divisão da Ucrânia e da Moldávia do Departamento dos Países-Membros da CEI do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Bielorrússia
2002 – 2006 − Segundo Secretário da Embaixada da República da Bielorrússia na República do Uzbequistão
2006 – 2008 − Terceiro, Primeiro Secretário da Divisão da América Latina do Departamento da América do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República de Belarus
2008 – 2012 − Primeiro Secretário da Embaixada da República de Bielorrússia na República Argentina
2012 – 2014 − Primeiro Secretário, Conselheiro do Departamento da Política Global e da Cooperação Humanitária do Departamento Principal da Diplomacia Multilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Bielorrússia
2014 – 2016 − Conselheiro da Embaixada da República de Belarus na República Federativa do Brasil
2016 – 2017 − Chefe da Divisão do Corpo Diplomático do Departamento de Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Bielorrússia
2017 – 2019 − Chefe Adjunto do Departamento do Protocolo – Chefe da Divisão de Visitas do Departamento do Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Bielorrússia
2019 – 2020 − Ministro-Conselheiro da Embaixada da República da Bielorrússia no Reino de Espanha
2020 – 2021 − Encarregado de Negócios da Embaixada da República de Belarus no Reino de Espanha desde 20 de setembro de 2021 – atual −
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Belarus na República Federativa do Brasil desde 6 de dezembro de 2021 – até a data de 13 de maio, quando embarca para Minsk para assumir novas responsabilidades no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Belarus.
Embaixador Extraordináro e Plenipotenciário não-residente da República de Belarus na República do Paraguai e República Oriental do Uruguai Concedido a medalha jubileu «100 anos de serviço diplomático em Belarus», o Emblema de honra «100 anos da Universidade Estatal Belarussa», a Medalha de Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II”. Graduado no curso da Academia Diplomática do Ministério de Relações Exteriores da Índia. É membro da Academia Internacional de Ciência, Tecnologia, Educação e Humanidades (Espanha)
Domina os idiomas inglês, espanhol e português. Casado. Tem dois filhos.
SOBRE O PAÍS
Durante sua estadia no Brasil, o embaixador Lukashevich destacou os avanços sócio-econômicos de seu país, além do fortalecimento das relações multilaterais com o Brasil. Ele enfatizou a importância dos laços de amizade e cooperação entre as nações, ressaltando o crescimento constante do intercâmbio comercial e das oportunidades de investimento que se apresentam.
Apesar da distância geográfica, o Brasil é um parceiro econômico essencial para Bielorrússia, com potencial para ampliar ainda mais as relações bilaterais. O embaixador Lukashevich falou sobre a diversidade de produtos brasileiros que despertam interesse em seu país, destacando as oportunidades de negócios no mercado interno consumidor da Bielorrússia.
A parceria entre Brasil e Bielorrússia é promissora e tem se fortalecida não apenas no âmbito comercial, mas também sem apoio mútuo em contextos internacionais. O embaixador também recebeu reconhecimento pela sua atuação, com diversas honrarias concedidas pelo seu trabalho diplomático exemplar.
O retorno do embaixador Sergei Lukashevich e da embaixatriz Milena Lukashevich deixa saudades, mas ao mesmo tempo, abre caminho para novas oportunidades e desafios em suas trajetórias diplomáticas e novos caminhos para o casal. Sua contribuição para as relações entre Brasil e Bielorrússia é digna de reconhecimento e apreço, e seu legado como embaixador certamente será lembrado com carinho e gratidão.