Posted on

Conforme informações do jornal Astana Times em sua edição de hoje(3) o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou o importante papel do Cazaquistão em garantir a segurança e a paz globais durante uma reunião em 3 de julho com o presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev na capital cazaque.

O presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Crédito da foto: Akorda

Guterres disse que vê sua visita como uma manifestação da solidariedade e do apoio que a ONU fornece ao Cazaquistão e sua presidência da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), informou o serviço de imprensa Akorda.

“O Cazaquistão serve como um exemplo brilhante de uma luta consistente pela paz. Seu país sempre foi um ‘construtor de pontes’, um mensageiro da paz, um mediador da unificação, inclusive em circunstâncias muito difíceis. Astana é o centro de muitas iniciativas de manutenção da paz, incluindo o Processo de Astana na Síria. Astana sempre foi uma plataforma para a paz, o Cazaquistão tem uma enorme autoridade moral. Você é um líder em desarmamento nuclear e, em muitas outras áreas, provou sua devoção à paz”, disse Guterres.

Tokayev observou que a visita de Guterres é uma excelente oportunidade para fortalecer a cooperação entre o Cazaquistão e a ONU.

“Sua visita a Astana e participação na cúpula da SCO é um símbolo vívido da interação próxima entre o Cazaquistão e a ONU. Isso reflete nosso envolvimento nas atividades da ONU. O Cazaquistão e eu, pessoalmente, como Presidente, apoiamos totalmente as atividades da ONU nas atuais condições difíceis”, disse o Presidente.

Os lados discutiram tópicos de fortalecimento da cooperação regional entre os estados da Ásia Central, áreas prioritárias de cooperação multifacetada entre o Cazaquistão e a ONU, bem como a agenda internacional. Guterres elogiou os processos de integração econômica na região e notou seu enorme potencial na resolução de questões globais.

Secretário-Geral da ONU visitou a Praça da ONU em Almaty

Mais cedo no mesmo dia, Guterres visitou a UN Plaza – o edifício da ONU em Almaty, onde se encontrou com a Coordenadora Residente da ONU para o Cazaquistão, Michaela Friberg-Storey, bem como com os chefes das agências da ONU credenciadas no Cazaquistão.

Guterres visitou a UN Plaza – o edifício da ONU em Almaty, onde se encontrou com a Coordenadora Residente da ONU para o Cazaquistão, Michaela Friberg-Storey.  Crédito da foto: ONU no Cazaquistão

O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Akan Rakhmetullin, e o representante permanente do Cazaquistão na ONU em Nova York, Kairat Umarov, participaram da reunião, informou o serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão.

Guterres, em seu discurso, apreciou os esforços do Cazaquistão na promoção de tópicos relacionados ao fortalecimento da paz e da segurança, ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à garantia dos direitos humanos, e falou positivamente sobre as iniciativas apresentadas pelo Cazaquistão em plataformas internacionais.

Dada a relevância particular das questões do derretimento de geleiras devido às mudanças climáticas na Ásia Central, Guterres recebeu informações sobre as atividades do Centro Glaciológico Regional da Ásia Central da UNESCO.

Durante a reunião, as partes se concentraram na importância da iniciativa do Cazaquistão de estabelecer em Almaty o Centro Regional da ONU para os ODS para a Ásia Central e Afeganistão, com o objetivo de garantir a paz e a segurança na região.

A inauguração oficial do edifício UN Plaza ocorreu em maio de 2019 com a participação do presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev. Hoje, o edifício da ONU em Almaty abriga 18 agências com uma equipe de mais de 120 pessoas.

O Cazaquistão foi admitido por unanimidade na ONU na 46ª sessão da Assembleia Geral da ONU em 2 de março de 1992. A adesão marcou o reconhecimento internacional da soberania do Estado e da independência do Cazaquistão.

No ano passado, ao discursar na primeira sessão do Diálogo de Líderes em Nova York , Tokayev reiterou o compromisso do país em apoiar a agenda da ONU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *