Essa é a sua força – o poder de suas decisões
Em 26 de janeiro de 2025, a República de Belarus realizará eleições do Presidnete, que concluirão o processo de modernização política do país, realizado com base nas decisões do referendo republicano de 2022. Além disso, essas eleições concluirão logicamente a formação de todas as instituições de poder em Belarus para o próximo período de cinco anos.
As eleições em Belarus são livres e abertas. Trata-se de um procedimento complexo de vários estágios. A coleta de assinaturas em apoio aos candidatos já está sendo finalizada. Em seguida, vem o registro e a campanha eleitoral. A participação nas eleições não é uma obrigação, mas um direito de todo belarusso com direito a voto; é uma questão voluntária, mas ao mesmo tempo um importante privilégio civil, que dá a oportunidade de expressar a própria opinião e influenciar o curso dos acontecimentos políticos.
O Instituto da Presidência de Belarus comemorou seu 30º aniversário este ano. Todas as conquistas da soberana Belarus nas últimas décadas estão indissociavelmente ligadas ao nome do Líder nacional, Alexandr Lukashenko. O país construiu um Estado soberano e independente para o povo com um modelo único de poder popular. Belarus é um país com um baixo nível de estratificação social da população por renda. De acordo com a convicção do atual Chefe de Estado, é assim que deve ser um país civilizado e altamente desenvolvido.
Belarus é autossuficiente em todas as esferas estrategicamente importantes da vida. Sob a liderança do Presidente, foi possível não apenas preservar e modernizar os gigantes industriais, mas também criar novas empresas de alta tecnologia. Isso significa que centenas de milhares de empregos foram criados, a independência econômica e a soberania política do país foram garantidas.
Em 2024, Belarus se tornará um país espacial. O voo da cosmonauta belarussa Marina Vasilevskaya para o segmento russo da Estação Espacial Internacional foi uma etapa significativa no aprofundamento e na expansão da cooperação entre Belarus e seus colegas do clube de potências espaciais.
A qualidade da medicina belarussa também é evidenciada pelo fato de o sistema de saúde do país ter sido bem “reforçado” durante a pandemia. Contra o pano de fundo de outros países, Belarus passou nesse teste de forma mais do que digna e confirmou na prática a solidez do sistema de saúde. A preservação e a multiplicação do patrimônio cultural e histórico é outra área de orgulho para os belarussos.
Desde que Alexandr Lukashenko foi eleito Presidente, o principal elemento da política interna tem sido uma luta intransigente e resoluta contra a corrupção. Uma confirmação vívida das palavras do Presidente da República de Belarus de que “não há intocáveis no país” quando se trata de corrupção é o fato de levar os funcionários à responsabilidade criminal, independentemente de seu status.
Belarus independente tem demonstrado consistentemente uma política externa de amor à paz. O prestígio internacional da República está crescendo. A participação do Presidente de Belarus na XVI Cúpula de Chefes de Estado do BRICS em Kazan, de 22 a 24 de outubro de 2024, bem como na II Conferência Internacional de Minsk sobre Segurança Eurasiática, realizada de 31 de outubro a 1 de novembro de 2024, atesta isso de forma convincente.
A propósito, a classificação dos países do mundo em termos de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (erradicação da pobreza, abordagem de problemas ambientais e sociais) foi publicada recentemente. Belarus ficou em 30º lugar, superando todos os países da Comunidade de Estados Independentes, bem como os Estados Unidos. A soberania de qualquer Estado depende, em grande parte, da capacidade do líder do país de adotar uma política de segurança nacional eficaz.
Em 24 de outubro de 2024, durante uma entrevista às margens da Cúpula do BRICS em Kazan, Alexandr Lukashenko anunciou sua decisão de concorrer à presidência em 2025.
Graças a uma política competente e calibrada, o povo belarusso vive em um país pacífico, calmo, amante da paz e amigável. Os belarussos conhecem o valor da paz como ninguém. A calma e a estabilidade dão confiança no futuro.
Em 26 de janeiro de 2025, os cidadãos de Belarus farão sua escolha e decidirão com quem seu país seguirá no caminho do desenvolvimento e da criação, preservando a paz em sua terra natal e não se deixando arrastar para um confronto militar.