Por Milton Atanazio
20 mortos em Kerala enquanto o vôo de repatriação derrapava na pista e se partia em dois
O acidente ocorreu por volta das 19h40, quando estava chovendo, e o incidente teve semelhança impressionante com o acidente do aeroporto de Mangalore em 2010, quando um avião, também um Boeing 737 da Air India Express, ultrapassou a pista de uma mesa e caiu de nariz no chão – o da última vez, houve tantas ou mais pessoas mortas em um acidente de avião.
Um voo da Air India Express com 190 a bordo ultrapassou e caiu 50 metros fora do final da pista do aeroporto de Kozhikode em condições traiçoeiras na sexta-feira, partindo em dois e matando pelo menos 20 pessoas – incluindo o piloto e o co-piloto – naquele que é o desastre de aviação comercial mais mortal do país em quase 10 anos.
O jato Boeing 737, em uma missão Vande Bharat como o vôo AIX 1344 de Dubai, estava trazendo índios que ficaram presos no exterior devido à pandemia Covid-19.
O acidente ocorreu por volta das 19h40, quando estava chovendo, e o incidente teve semelhança impressionante com o acidente do aeroporto de Mangalore em 2010, quando um avião, também um Boeing 737 da Air India Express, ultrapassou a pista de uma mesa e caiu de nariz no chão – o da última vez, houve tantas ou mais pessoas mortas em um acidente de avião.
“Era um voo de Dubai para Kozhikode Air India Express . Ele fez uma aterrissagem em alta velocidade, ultrapassou a pista e caiu em um vale. A aeronave se partiu em duas partes, mas está sendo relatado que não pegou fogo, o que aumenta as chances de resgate. As equipes de resgate estão no local e ainda não temos os números finais sobre as vítimas ”, disse Arun Kumar, chefe da Direção Geral da Aviação Civil (DGCA).
Ao todo, havia 174 passageiros adultos a bordo, 10 bebês, dois pilotos e quatro tripulantes. Os registros de vôo revisados pela HT mostraram que vários dos passageiros citaram a perda do emprego como o motivo do retorno ao país.
“Estava chovendo fortemente. O piloto deu um aviso antes de pousar dizendo que o tempo estava muito ruim. Ele tentou pousar com segurança duas vezes, mas perdeu o controle. A aeronave disparou para fora da pista, derrapou e se partiu em dois pedaços. Foi uma fuga milagrosa para muitos ”, disse V Ibrahim, entre os passageiros que sobreviveram com ferimentos leves.
Entre as 19 vítimas estavam quatro crianças, disseram as autoridades.
“Estamos em contato com as autoridades locais … Equipes de socorro da Air India e AAI estão sendo enviadas imediatamente de Delhi e Mumbai. Todos os esforços estão sendo feitos para ajudar os passageiros. Uma investigação formal será conduzida pelo Conselho de Investigação de Acidentes de Aeronaves (AAIB) ”, ministro da aviação civil Hardeep Singh Puri.
“Pedi ao ministro do governo autônomo local, AC Moideen, que corresse para o aeroporto e coordenasse os esforços de resgate. É outro incidente chocante ”, disse o ministro-chefe Pinarayi Vijayan em um dia em que o estado também foi atingido por um deslizamento de terra que matou 15 pessoas.
As fatalidades incluem o comandante do vôo Deepak V Sathe, um ex-piloto da Força Aérea, e o co-piloto Akhikesh Kumar. O pessoal de resgate estava no local e mais de 150 pessoas foram levadas ao hospital.
“Lamentamos que tenha ocorrido um incidente com nossas aeronaves”, disse a Air India Express em um comunicado. Centros de ajuda estavam sendo instalados em Sharjah e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com uma reprodução no site de rastreamento de voos FlightRadar24, o avião circulou o aeroporto duas vezes antes de tentar pousar. Em sua segunda instância, ele abortou a tentativa com 2.000 pés antes do pouso forçado.
O chamado aeroporto de mesa tem espaço limitado nas extremidades da pista, e várias companhias aéreas internacionais pararam de voar em aeronaves maiores em Kozhikode devido a problemas de segurança ao longo da pista.
“Os aeroportos de Mangalore e Calicut não têm o espaço necessário em nenhum dos lados da pista para uma aterrissagem segura. A pista de Calicut não tem faixa lateral obrigatória de 155m e há uma queda de 70m em cada extremidade. Nós, do Conselho Consultivo de Segurança da Aviação Civil, advertimos as autoridades há dez anos que a pista é muito arriscada para pousar durante as chuvas ”, disse o consultor de segurança de aviação Mohan Ranganathan, ex-piloto instrutor do Boeing 737 que se especializou em treinamento de operações em pista molhada.
“A visibilidade era de 2.000 metros (o que não é considerado ruim) junto com fortes chuvas. Calicut é um aeroporto de mesa como Mangalore, mas a uma altura inferior. O desfiladeiro no final não é muito profundo e tem uma estrada que o atravessa. O pouso de uma aeronave envolve o gerenciamento da energia da aeronave. A atmosfera desempenha um papel importante ”, disse um controlador de tráfego aéreo sênior em Mumbai, pedindo para não ser identificado.
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“Ventos de proa e boas condições de atrito na pista ajudam o piloto a gerenciar a energia para que a aeronave pare em velocidades de pouso de 250 km por hora. Quando a atmosfera não é favorável, pode ocorrer um acidente, como aconteceu neste caso. Mas isso significa que o piloto avistaria a pista apenas cerca de um minuto antes de pousar, por isso é bastante desafiador também ”, acrescentou esta pessoa.
O presidente Ram Nath Kovind, o ministro-chefe de Kerala Pinarayi Vijayan, o primeiro-ministro Narendra Modi, o ministro da União Amit Shah, o parlamentar do Congresso Rahul Gandhi, Delhi CM Arvind Kejriwal e vários outros líderes da oposição ofereceram suas condolências pelo incidente.
AVIÃO CAI NA ÍNDIA (VÍDEO)
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Com informações do Hindustan Time e G1