Em 10 de janeiro de 2020, o Cazaquistão serão realizado eleições regulares para os Mazhilis – a Câmara Baixa do Parlamento da República do Cazaquistão, bem como para os Maslikhats – os órgãos representativos locais do país.
O Mazhilis consiste de cento e sete deputados eleitos. A eleição de noventa e oito deputados dos Mazhilis é realizada com base de no votação universal, igual e direto por voto secreto. Nove deputados dos Mazhilis são eleitos pela Assembleia do Povo do Cazaquistão (um órgão consultivo do Presidente da República do Cazaquistão, que consolidou os interesses de todos os grupos étnicos e garante a estrita observância dos direitos e liberdades dos cidadãos, independentemente da sua nacionalidade). As eleições regulares dos deputados dos Mazhilis são realizadas o mais tardar dois meses antes do final do mandato da atual convocação do Parlamento. O mandato dos deputados de Mazhilis é de cinco anos. As últimas eleições para os Mazhilis foram realizadas em 20 de março de 2016. A Comissão Eleitoral Central e a Procuradoria-Geral irão monitorizar constantemente a observância do Estado de direito, a transparência e a justiça das eleições.
Os Maslikhats expressam a vontade da população das unidades administrativas territoriais correspondentes, que são eleitas pela população com base em sufrágio universal, igual e direto, por voto secreto, por um período de cinco anos. As eleições de Maslikhat também foram realizadas em 20 de março de 2016.
Antes do início da nova campanha eleitoral, foram tomadas medidas para modernizar o país, desenvolver um sistema multipartidário e expandir a participação cívica na vida social e política do nosso país. Foi introduzida a instituição da oposição parlamentar, uma cota de 30% nas listas partidárias para mulheres e jovens.
Essas inovações proporcionarão aos partidos oportunidades adicionais para fortalecer suas posições no sistema político do país.
A grave crise econômica resultante da pandemia do coronavírus afetou muitos países e afetou negativamente toda a economia mundial. A composição renovada do Parlamento e dos órgãos representativos locais incidirá no apoio legislativo de alta qualidade às reformas socioeconómicas no nosso país.
A Comissão Eleitoral Central da República do Cazaquistão registrou listas partidárias de cinco partidos políticos, no total 312 candidatos: Partido político «ADAL» – 16 pessoas; Partido Democrático do Cazaquistão «Ak Zhol» – 38 pessoas; Partido Democrático Patriótico Popular «Auyl» – 19 pessoas; Partido «Nur Otan» – 126 pessoas; «Partido do Povo do Cazaquistão» – 113 pessoas.
Informações recebidas no site da Embaixada do Cazaquistão no Brasil: https://www.gov.kz/memleket/entities/mfa-brazil?lang=pt-br