O embaixador de Belarus no Brasil Sergey Lukashevich, abriu as portas da embaixada para receber cerca de 25 jornalistas e comunicadores da esfera internacional, em especial os integrantes da ABRAJINTER – Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área internacional e Diplomática, representado na ocasião por sua presidente nacional, jornalista Fabiana Ceyhan e o vice-presidente Uelinton Melo.
O embaixador Lukashevich destacou os avanços sócio-econômicos de seu país, e também sobre o fortalecimento das relações multilaterais com o Brasil.
Neste ano de 2021, Belarus obteve aumento de sua produção industrial em aproximadamente 8%, e aumento das exportações em 32%, com a invejável taxa de desemprego de 3,9%, uma das menores taxas de toda a comunidade internacional.
Apesar da distância geográfica, o Brasil é um dos principais parceiros econômicos de Belarus figurando entre os 10(dez) mais importantes.
70% da frota aérea de Belarus foi fornecida pela brasileira Embraer, em contrapartida, 25% dos fertilizantes à base potássio utilizados no agronegócio brasileiro são provenientes de Belarus.
Para além do comércio bilateral, as iniciativas de apoio recíproco para atuação na comunidade internacional, tem estreitado ainda mais os laços entre Brasil e Belarus.
Contudo, a parceria está em crescente desenvolvimento e o comércio para 2022 é bastante promissor.
Os produtos brasileiros que mais despertam interesse, considerando o mercado interno consumidor de 10 milhões de habitantes, são os bens de primeira necessidade como carnes, frutas, legumes, chocolate, castanhas,queijo, frutas e legumes congelados e mistura de legumes.
A parceria Brasil e Belarus é crescente e apresenta excelentes oportunidades de investimento.
Falou ainda de temas sensíveis como a situação na fronteira belarrusso-polonesa e os refugiados, que continua bastante complicada, assim como na fronteira com a Lituania. Os dois países são membros da UE.
Comentou sobre a Implementação das sanções contra a Belarus, que nos últimos meses vem tomando proporções sem precedentes dos países ocidentais.
Belarus tem repetidamente declarado que está pronta para retomar os contatos bilaterais com os países ocidentais e é favor ao diálogo. A aplicação de restrições unilaterais é uma violação flagrante do direito internacional e causa danos irreparáveis a todo o sistema de relações internacionais, aumentando o potencial de conflito e hostilidade nas relações interestaduais.
Lukashevich ressaltou as sanções contra os fertilizantes de potássio belarrussos, reafirmando que Belarus é o parceiro confiável do Brasil no fornecimento de fertilizantes de potássio e conhece as especificidades do cultivo e venda de soja, milho, café e cana de açúcar. Belarus já está trabalhando com os parceiros comerciais, inclusive na EU para resolver a situação atual. Uma posição clara do Brasil sobre as sanções da EU contra os fertilizantes de potássio belarussos no contexto da segurança alimentar ajudaria a dissuadir a UE e os EUA de tomar medidas irrefletidas.
Enfatizou as reformas constitucionais em curso na Belarus, onde planeja, no final de fevereiro de 2022, a República de Belarus realizará um referendo sobre a reforma constitucional.
Foi servido um jantar, que aconteceu de forma amistosa e cordial mostrando a simpatia e receptividade do povo Bielorrusso.
Texto: Wesley Lacerda e Milton Atanazio