No dia 06 de outubro, foi comemorado o aniversário da vitória histórica do Egito. O evento contou com a presença do Adido da Defesa do Egito em Brasília, Coronel Sherif Elsobky, e teve como convidado de honra o Chefe do Estado Maior do Conjunto das Forças Armadas do Brasil, Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire.
A banda de música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal fez uma apresentação brilhante, tocando os hinos egípcios e brasileiros. Durante o evento, foram exibidos vídeos mostrando o poder militar do Egito e a construção da nova capital administrativa, localizada a 60 quilômetros do Cairo, no meio do deserto, que será capaz de acomodar seis milhões e meio de residentes.
Originalmente, o dia 06 de outubro é marcado pelo exército do Egito ter atravessado o Canal de Suez e derrotado a linha de defesa israelense conhecida como Bar-Lev. Esse importante acontecimento restabeleceu a liberdade da terra do Sinai e abriu caminho para a paz baseada na justiça, motivo pelo qual a data é solenemente lembrada todos os anos com orgulho para a nação egípcia.
Durante seu discurso, Elsobky destacou o valor dos mártires que perderam suas vidas durante a batalha de outubro de 1973. Ele expressou o reconhecimento das Forças Armadas pela bravura desses heróis, que fizeram o sacrifício máximo em nome do orgulho e da dignidade do Egito.
O exército é um dos mais numerosos da África e do Oriente Médio, sendo uma potência mundial defendida com honra e líder também na estabilidade regional. Nos últimos anos, o Egito experimentou grandes mudanças e enfrentou dois movimentos revolucionários importantes.
Durante o evento em Brasília, foi oferecido um banquete árabe requintado preparado pelo Chef Halil Ceyhan e a organização ficou aos cuidados da BRK eventos. O jantar foi apreciado por cerca de 300 convidados, permeando a comemoração com um toque de sabor e trajes egípcios culturais.