Posted on

Segundo o jornal The Astana Times em sua edição eletrônica de hoje (5) o festival anual de esportes nacionais Uly Dala Oiyndary (Grandes Jogos das Estepes) ocorreu no Hipódromo de Almaty em 4 de agosto, antes dos próximos quintos Jogos Nômades Mundiais, informou a Diretoria para a Preparação e Realização dos Jogos Nômades Mundiais.

O evento reuniu os cavaleiros mais fortes e habilidosos de todo o país. Mais de 700 participantes competiram em esportes como kokpar, baige , audaryspak (luta a cavalo), tenge ilu , zhamby atu , asyk atu , togyzkumalak e Kazakh kuresi .

“Nosso objetivo é popularizar os esportes nacionais e promover seu desenvolvimento. Cerca de 2.000 pessoas vieram até agora”, disse o organizador do festival Bauyrzhan Talgatuly.

O festival ofereceu prêmios significativos. Por exemplo, os vencedores das corridas alaman baige e kunan baige receberam 3.000.000 tenge (US$ 6.375) e 2.000.000 tenge (US$ 4.250), respectivamente.

Junto com as competições, os participantes puderam explorar uma feira de artesanato e assistir a torneios adicionais de queda de braço, levantamento de peso, togyzkumalak e asyk atu. Mais de 170 pessoas participaram da competição de queda de braço, enquanto 40 competiram no levantamento de peso. Os visitantes também admiraram pássaros e cães de caça.

Aruzhan Miravildayeva, que estabeleceu um recorde no Cazaquistão em novembro de 2023 ao acertar três alvos a uma distância de 100 metros em apenas 12 segundos enquanto atirava com um arco em um camelo em movimento, demonstrou suas habilidades de arco e flecha mais uma vez, relatou o Kazinform.

“Se você comparar o arco e flecha de um cavalo e de um camelo, a única diferença é a velocidade. Em um cavalo, é mais rápido, em um camelo, é mais lento. Em geral, ao atirar com um arco, o posicionamento correto das mãos é importante. Você também precisa aprender a posicionar e atirar a flecha rapidamente. Porque atiramos não pela visão, mas pelo posicionamento das mãos”, ela compartilhou.

Diana Sultangaziyeva, que começou sua jornada nos esportes equestres aos 20 anos, também participou do festival.

“Para se envolver em esportes equestres, você precisa ter um cavalo, subordiná-lo à sua vontade. Se uma pessoa é fraca, o cavalo sente isso e não obedece”, ela observou.

Daulet Darkenbaiuly, diretor do museu de artes e ofícios Usta Darkembai, na vila de Akshi, na região de Almaty, e mestre em artes aplicadas, chegou com seus dois alunos para expor seus trabalhos.

“Há uma oficina no museu, onde nos envolvemos em todos os tipos de arte aplicada cazaque. Graças a isso, visitamos exposições estrangeiras. Posso dizer que a arte aplicada cazaque é altamente valorizada lá devido ao uso de muitos materiais, como madeira, ferro, couro, pedra, lã, chifre e osso. Como há muito ouro, prata e outros minerais na terra cazaque, nosso povo tem joias e artes de ferraria bem desenvolvidas”, disse ele.

Crédito das fotos: Direção para a Preparação e Realização dos Jogos Mundiais Nômades/Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *