Por Milton Atanazio
A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como COP 29, está programada para ocorrer em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro de 2024.
A COP 29 é um evento importante para o futuro do planeta, e sua realização em Baku, Azerbaijão, é uma oportunidade para o país demonstrar seu compromisso com a ação climática.
Como anfitrião, o país considera essa oportunidade crucial para acelerar a ação contra a crise climática, com líderes de governos, empresas e sociedade civil, se reunindo para apresentar soluções concretas e um reconhecimento internacional de seus esforços no combate às mudanças climáticas.
Principais Objetivos da COP 29:
– Financiamento Climático: Discutir o financiamento necessário para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e proteger vidas e meios de subsistência ².
– Plano de Ação Nacional: Países apresentarão seus planos de ação climática atualizados, que devem limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais ².
– Mitigação das Emissões: A conferência buscará avaliar o progresso das metas climáticas e definir novos compromissos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa ³.
– Avaliação do Progresso: A COP 29 também será um momento crucial para avaliar o progresso das metas climáticas estabelecidas em conferências anteriores ³.
Programação da COP 29:
– Dia de Abertura: 11 de novembro, com a abertura oficial da Conferência.
– Cúpula de Líderes Mundiais sobre Ação Climática: 12 e 13 de novembro, com a presença de líderes mundiais.
– Dias Temáticos: A conferência contará com dias temáticos, incluindo Finanças, Investimento e Comércio (14 de novembro), Energia e Paz (15 de novembro), e Ciência, Tecnologia e Inovação (16 de novembro).
Preparativos para a COP 29
– O estádio de Baku foi escolhido como o local para as negociações climáticas.
– A Presidência da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP29), a ser exercida pelo Azerbaijão, realizou sua primeira coletiva de imprensa (15/4) em Baku. Os representantes azeris, encabeçados pelo presidente designado da COP, Mukhtar Babayev, deram os primeiros detalhes sobre o evento e a estratégia que pretendem adotar para garantir uma conclusão bem-sucedida às conversas programadas para novembro.
– O país está trabalhando para garantir que a conferência seja um sucesso e que os objetivos climáticos sejam alcançados.