Posted on

O processo de aproximação regional dos países da Ásia Central, com uma história comum, proximidade geográfica, cultural, civilizacional e religiosa, é lógico. Problemas econômicos e políticos semelhantes, os laços industriais e sociais tradicionalmente estabelecidos criam pré-requisitos reais para uma cooperação mais estreita.

Nos últimos dois anos, houve um avanço nas relações entre eles. Observam-se tendências positivas no desenvolvimento do diálogo em todas as principais questões de segurança. Os países da região fizeram sérios progressos na legalização internacional de suas fronteiras estaduais e estão interessados ​​em resolver os problemas interestaduais acumulados.

O ano de 2019 específicamente foi movimentado em termos de contatos entre os líderes. O fortalecimento das relações bilaterais com Tashkent, a disposição dos presidentes do Quirguistão e do Tajiquistão de construir benefícios mútuos e construtivos para a construção de relações com os estados vizinhos criam os pré-requisitos para a compreensão e cooperação mútuas na região.

Os estados da Ásia Central estão desenvolvendo dinamicamente o diálogo político mútuo e a cooperação comercial e econômica. Por exemplo, o Quirguistão e o Tajiquistão realizaram com êxito cúpulas da Organização de Cooperação de Xangai e da Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia em junho de 2019.

O Cazaquistão teve um papel importante nessa aproximação. Um trabalho significativo foi realizado para desenvolver e fortalecer a cooperação na Ásia Central, inclusive em questões de expansão da cooperação comercial, econômica, de transporte e de energia.

A primeira reunião consultiva de trabalho dos chefes de estado da Ásia Central, foi realizada em Nur Sultan em março de 2018, foi a conquista comum mais importante da cooperação regional entre os países da Ásia Central. A reunião identificou as principais prioridades da cooperação regional, incluindo reuniões anuais, coordenação de esforços para garantir a estabilidade e a segurança regionais, expandir o comércio, intensificar a cooperação inter-regional e transfronteiriça.

O primeiro Fórum Econômico da Ásia Central, com o objetivo de expandir a cooperação comercial e econômica dos países da região, foi realizado em 15 de março de 2019 em Tashkent, no Usbequistão. Entre os resultados positivos do Fórum estão o estabelecimento de contatos diretos entre as entidades econômicas dos países da Ásia Central, o crescimento da rotatividade comercial do Cazaquistão com os vizinhos regionais, que pela primeira vez ultrapassaram a cifra de mais de US $ 4 bilhões.

Em 2020, está prevista a realização do Primeiro Fórum Inter-Regional do Cazaquistão e Quirguistão.

Com informações da Embaixada do Cazaquistão.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *