As máscaras serão obrigatórias no transporte público na Espanha a partir de segunda-feira, à medida que o país se deslocar para relaxar gradualmente seu bloqueio.
O primeiro-ministro Pedro Sanchez disse que o governo distribuiria 6 milhões de máscaras, principalmente em locais de transporte, e daria outros 7 milhões às autoridades locais.
Adultos na Espanha puderam se exercitar ao ar livre no sábado pela primeira vez em sete semanas. O bloqueio foi facilitado para crianças menores de 14 anos há uma semana.
Os bloqueios em outros países europeus também estão sendo atenuados, embora o distanciamento social permaneça em vigor. Alguns países exigem o uso de máscaras nas lojas e nos transportes públicos.
A Itália tem o maior número de mortes na Europa por coronavírus, seguida de perto pelo Reino Unido e depois pela Espanha ( embora especialistas alertem que os países não registram números de mortes exatamente da mesma maneira ).
Os números do Reino Unido mostram que centenas de pessoas ainda são vítimas do Covid-19 todos os dias – no sábado foram anunciadas as mortes de mais 621 pessoas.
Tanto a França quanto a Itália registraram menos de 200 mortes em um período de 24 horas.
A Itália anunciou outras 474 mortes no sábado, um número maior do que nos últimos dias, mas de acordo com o La Repubblica, esse número inclui 282 mortes fora dos hospitais em abril, que não foram incluídas em números anteriores.
Sanchez disse que a Espanha está colhendo as recompensas dos sacrifícios feitos durante o bloqueio, um dos mais rigorosos da Europa.
Ele também disse que seu governo aprovaria um fundo de 16 bilhões de euros (17,6 bilhões de dólares) para ajudar as autoridades regionais a lidar com os danos econômicos causados pela pandemia de coronavírus.
Em Madri, os moradores expressaram alívio por finalmente se exercitarem ao ar livre. “Feliz, nos sentimos livres!” Susana Piego disse à Reuters.
Jesus Gutierrez disse que “é básico, para a saúde física e mental, é fundamental permitir que as pessoas pratiquem esportes”.
Desde 14 de março, as pessoas só podem sair de casa para comprar alimentos ou remédios, trabalhar se não for possível trabalhar em casa ou passear brevemente com o cachorro.
Atualmente, existem faixas horárias para diferentes faixas etárias, e a quantidade de tempo ao ar livre permanece limitada. A maioria dos adultos pode caminhar ou praticar esportes entre as 06:00 e as 10:00 e entre as 20:00 e as 23:00.
Outras notícias da Europa:
- A partir de segunda-feira, os passageiros que viajam no Eurostar do Reino Unido terão que usar uma máscaraou cobertura facial, de acordo com as orientações dos governos francês e belga
- A França anunciou planos para estender as medidas nacionais de emergência até 24 de julho. As medidas dão ao governo o poder de impor restrições ao combate ao coronavírus, embora ainda esteja planejada uma flexibilização para o final deste mês.
- Na Áustria, pequenas lojas reabriram há duas semanas, mas agora todas as lojas estão autorizadas a iniciar seus negócios novamente. Cabeleireiros e salões de beleza também podem operar
- A Hungria está permitindo viagens de negócios de alguns países
- Na Alemanha, igrejas, museus e playgrounds serão abertos na segunda-feira.
- Enquanto isso, o irlandês Taoiseach (primeiro ministro) Leo Varadkar delineou um plano para reabrir a economia de seu país.
Legenda da mídiaCrianças na Espanha podem brincar fora novamente
Em 18 de maio, está previsto que os trabalhadores ao ar livre, incluindo os construtores, retornem ao trabalho. As lojas de bricolage e ferragens serão reabertas.
A partir dessa data, disse Varadkar, seria possível encontrar amigos e familiares em pequenos grupos ao ar livre, e alguma atividade esportiva seria permitida, novamente em pequenos grupos.
Com informações da BBC