Na tentativa de solucionar o problema da escassez de fertilizantes após o conflito no Leste Europeu, a ministra Teresa Cristina, da Agricultura, viajou para o Canadá.(12).
Na pauta, conversas com empresários e representantes do governo canadense, na tentativa de conseguir aumentar as exportações de potássio para o Brasil.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se reuniu nesta segunda-feira (14) com representantes de empresas de fertilizantes do Canadá para debater o atual momento por qual passa o setor, com a redução das exportações dos insumos da Rússia e Bielorrussia.
Nos encontros, a ministra destacou a importância de as empresas canadenses ampliarem o fornecimento para o Brasil.
A Canpotex, que exporta o potássio das duas principais mineradoras do Canadá, informou à ministra que pretende aumentar o volume de vendas ao Brasil para além dos atuais 4 milhões de toneladas por ano. “Seguimos conversando com diversos fornecedores para que o nosso agro continue garantindo a segurança alimentar para o Brasil e o mundo”, ressaltou a ministra.
A ministra defende que os produtos sejam incluídos no mesmo rol de circulação de alimentos.
Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% deste volume e é o maior importador mundial. O País importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%.
Foto-facebook